PROJETO SONORA BRASIL NO PALCO PEDRA DO SOL



As apresentações aconteceram em Fortaleza (2), Meruoca (3), Iguatu (5), Juazeiro do Norte (6) e Crato (7). A entrada foi gratuita.



Formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, e pelo mestre de coco de roda Nelson Rosa, o grupo trouxe no repertório canções tradicionalmente entoadas na rotina laboral da destalação, além de cantigas de barreiro e tapagens de casa, os rojões de eito entoados nas tarefas da roça e o pagode, música que embalava as festas em que a comunidade comemorava o chamado derradeiro dia de fumo, no encerramento da safra.



Os cantos das destaladeiras são entoados em várias vozes, no improviso dos versos, geralmente tirado pelas líderes do salão, são em forma de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental.

Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais”, desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. 




O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.



INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES 
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA

Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 987194478 – 999543352 - 991290207

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTAL VIDA - UM JEITO NOVO DE SE VIVER

QATAR 50º

JANGADA CULTURAL - NAVEGANDO NAS ARTES DE BEBERIBE