O ESTUDO CIENTÍFICO DA PERCUSSÃO AMBIENTAL
A PERCUSSÃO AMBIENTAL agora está na academia.
O que é uma marca registrada literalmente do Instituto Semente das Artes está para o estudo de todos.
No dia 02 de fevereiro de 2013 foi apresentado na Faculdade Darcy Ribeiro em Fortaleza o estudo científico desse projeto que já é realizado desde 2006 como um projeto de desenvolvimento humano.
jofranfb@hotmail.com (MSN) jofranfb@yahoo.com.br
O que é uma marca registrada literalmente do Instituto Semente das Artes está para o estudo de todos.
No dia 02 de fevereiro de 2013 foi apresentado na Faculdade Darcy Ribeiro em Fortaleza o estudo científico desse projeto que já é realizado desde 2006 como um projeto de desenvolvimento humano.
1.
PERCUSSÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES
Em nossas
visitas a algumas comunidades constatamos que, além do grande nível de pobreza
material, existe também a pobreza humana. A pobreza de casa, comida e roupa
interfere substancialmente no poder de entender, raciocinar e ter uma visão
crítica das coisas. Em muitos lugares chegamos a pensar que a população
pertence a outro planeta, por estarem isolados intelectual e materialmente do
restante do mundo. Para contrapor-se a essa realidade pensamos na utilização da
música, da conscientização ambiental e da educação simples como forma de
incentivar a possibilidade de ver novos horizontes, a visualização do belo e de
fato colaborar para um desenvolvimento humano e socioeconômico.
Aproveitando a
experiência adquirida em todos os projetos realizados nos últimos dez anos
enfatizando o consumo consciente e a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos
sólidos para a criação de novos produtos, à população dessas comunidades,
trazendo-lhes assim renda, autonomia e ao mesmo tempo diminuindo o lixo
produzido no local. Foram dezenas de localidades visitadas que se utilizaram de
nosso formato de integração e desenvolvimento em todo o estado do Ceará, entre
elas estão: Sussuí e Tapuiará (Quixadá), Água Boa (Canindé), Nova Vida
(Ibaretama), Ceacri (Itapiúna), Reassentamento Munguba (Paracuru), Sítio
Coqueiros (Itapipoca), além de várias entidades na capital Fortaleza: Projeto
Ilhas e Acartes (Pirambu) e Filhos de Catadores (Conjunto Palmeiras) para citar
só alguns.
A utilização da
música como instrumento para melhorar a disciplina, o raciocínio e a forma de
ver o mundo é algo que
acreditamos e colocamos como ferramenta, pois sua utilização
potencializa a inteligência utilizando os dois hemisférios do cérebro: o
esquerdo, racional, onde se encontram as funções cognitivas da matemática,
física, lógica entre outras e o hemisfério direito, sensorial, onde se
localizam as capacidades auditivas, as de emocionar-se ou de torcer por um
time, para citar algumas. Assim como fala, Em 1985 o pesquisador Howard Gardner
psicólogo cognitivo
e educacional, da Universidade
de Harvard, e conhecido em especial pela teoria
das inteligências
múltiplas,
comprovou que, ao estudar música o individuo utiliza o cérebro por inteiro e
isto aumenta de 15% a 45% a inteligência humana (GARDNER, 1982). Ao
ouvir uma música o
cérebro exercita o lado sensorial e ao estudar teórica e prática o racional é
exercitado, tornando o cérebro mais, ativo, ágil e forte, potencializando,
desse modo, todas as áreas do pensamento humano. O neurologista britânico Oliver Sacks foi outro estudioso percebeu que estudar musica desenvolve o
corpo caloso que é a ligação dos dois hemisférios do cérebro.
Somos muito entusiastas da educação
segundo o método Paulo Freire, por usar 3 etapas e discordar do sistema
tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.
As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases
criadas de forma forçada, que comumente se denomina linguagem de cartilha, por
exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Tais etapas são: 1. Investigação: busca conjunta
entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do
aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive; 2.
Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da
análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras; 3.
Problematização: etapa em que o professor inspira e desafia o aluno a
superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura
conscientizada.
2. O QUE É A PERCUSSÃO
AMBIENTAL
Destacamos quatro tópicos que podem melhor dizer o que é percussão
ambiental: Consciência Ambiental,
Educação Simples, Desenvolvimento Humano e Música. Descreveremos cada um deles trazendo
exemplos que possam esclarecer o assunto.
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Nos encontros nas comunidades que visitamos, vimos que o desconhecimento,
abandono e até comodismo são comuns, pois ver lixo, resíduos sólidos que podem
ser reutilizados, esgoto a céu aberto, má utilização da água, o câncer do
consumismo e outras mazelas comuns no mundo atual. Com isso em nossas palestras
mostramos vídeos e números de como isso pode melhorar se pequenas ações forem
realizadas:
Reciclar: Criar um novo ciclo para as coisas que não estão sendo mais aproveitadas.
Criando soluções e novas funções para alguns materiais.
Reutilizar: Materiais e objetos a tempos encostados ou simplesmente entulhados que as
pessoas nem lembram mais são postos a vista para um uso ou até mesmo para
doação. Pois como diz um ditado oriental, que não lembro o autor: Quem tem o que não precisa é um ladrão.
Consumo consciente: Indo na contramão das grandes mídias e empresas, tentamos conscientizar
as comunidades da utilização racional das coisas e do consumo apenas do
necessário, para evitarmos amontoamento de resíduos, principalmente da China e
Estados Unidos da América do Norte, que jogam todo seu lixo descartável em
nosso país e no restante do mundo. Pensamos que o ser é mais importante que o
ter e o incentivo ao consumo está cada vez mais aumentando a violência pelo
fato de pessoas sem condições financeiras, veem bombardeios nas tv´s e outros
meios de novos produtos como forma de status.
Permacultura: Vemos como a “Ciência da Sustentabilidade”, que incentiva a práticas
conscientes e éticas que mostram como o mundo pode ser mais habitável e
sustentável, cuidando de onde vivemos, das pessoas e de aprendermos a governar nossas próprias necessidades, impor
limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos
recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.
Aproveitamento de
resíduos: fazendo isso, estaremos evitando o consumos e
a produção impiedosa de novos produtos e também tornando o que seria descartado,
como os resíduos orgânicos em alimento para a terra.
Utilização correta da
água e de recursos naturais: mostramos que
a água não é renovável e que o bom uso fará com que a vida no planeta dure bem
mais do que o que pode estar previsto.
EDUCAÇÃO SIMPLES
Por meio do método de
Paulo Freire e a Educação Biocêntrica, mostramos por exemplos da vida de cada
comunidade como eles podem crescer e se
desenvolver mantendo-se em suas comunidades
e fortalecendo a identidade local. Dialogamos com a comunidade, buscamos conjuntamente com a
população das palavras e temas mais significativos de suas vidas, criamos
momentos de reflexão, com isso tentamos que todos tenham uma consciência do
mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras
geradoras, inspira e desafia o aluno a
superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura
conscientizada e partimos para a realização de ações e práticas.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Práticas integradas
sistemáticas e conscientes que nos levam a crescer e a colaborar com o mundo e
a vida. Juntamos as várias ações anteriores e outras que fazemos devido a cada
comunidade ter sua forma de viver e cada lugar tem seus problemas e suas
peculiaridades. Conhecemos o lugar e fazemos um diagnóstico para podermos, com
nossa prática e experiência orientarmos o que pensamos naquele momento, ser o
melhor caminho. Sentimos em cada realização que as pessoas melhoram sua
autoestima e começam a realizar práticas que estavam a sua frente, mas eles
mesmos não viam, como: personagens capacitados para produzir, atores locais
como lideranças e em papel de destaque, a movimentação socioeconômica e a
abstrata alegria no rosto das pessoas.
MÚSICA
Ter o prazer de
integrar ações positivas com a música, fazer a união do sensorial e o racional,
desenvolvendo os dois hemisférios do cérebro de modo pleno. Fazer uma
integração social, melhorar as relações na comunidade, na escola, melhorar a
autoestima, fazer com que as pessoas melhorem o raciocínio e se tornem mais
críticos e mobilizadores, a superação de desafios, o incentivo a criatividade,
o fortalecimento da identidade e estar plenamente feliz.
3. COMO É FEITO A PERCUSSÃO AMBIENTAL
Por meio do projeto NAE – Núcleo de Artes,
educação e Eventos (Desenvolvimento
Humano e Socioeconômico por Meio de Ações Culturais e Criativas) que é um
projeto desenvolvido pelo Instituto Semente das Artes em parceria com o INEC –
Instituto Nordeste Cidadania e vem possibilitar o acesso às artes, cultura,
intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns
permanentes para todas as comunidades onde realizamos o projeto PERCUSSÃO
AMBIENTAL. Plantado desde o ano de 2004, o INSTITUTO
SEMENTE DAS ARTES realiza ações de educação e cidadania por meio da arte,
capacitação e de produção de espetáculos em parceria com grupos de teatro,
bandas, Ong´s, escolas, fundações e prefeituras.
O Semente das
Artes é um Instituto cultural, educacional e ambiental, com um forte sentido de
responsabilidade social. Ao facilitar a participação de pessoas de todas as
faixas etárias. Os seus projetos contribuem para uma maior inclusão social. Tem
uma atuação de solidariedade social, visando intervir junto a grupos
vulneráveis, em especial crianças, jovens, idosos, socioeconomicamente
desfavorecidos.
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)
www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)
Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
(85) 87194478 – 99543352 - 91290207
Comentários
Postar um comentário